top of page

Lanternas Macramê


As lanternas adaptam-se a qualquer ocasião, tanto no interior como no exterior permitem criar ambientes únicos e especiais. Suspensas, ou mesmo colocadas sobre uma mesa, as lanternas são perfeitas para uma iluminação ténue e uma decoração personalizada.

Gosto imenso da iluminação de velas e as lanternas são uma perdição, no entanto como gosto de utilizar várias torna-se dispendioso.

Deixo uma dica de como criar lanternas personalizadas em macramê através da reutilização de frascos de vidro.


Material

frasco de vidro

fio de vela norte

elastico de borracha

vela.


1. Cortei 6 pedaços de fio, o comprimento varia consoante o tamanho do frasco, eu usei cerca de 80 cm. Estes fios são dobrados a meio e 1 serve de eixo, onde são atados os outros 5 fios, como na imagem.

2. As pontas do fio eixo passam pela argola desse mesmo fio permitindo apertar até formar um circulo.

3. Obtemos um círculo, semelhante a uma flor, com 6 conjuntos compostos por 2 fios cada. Esta é a base a ser colocada no fundo do frasco.

4. Os fios são esticados ao longo do frasco e presos com o auxílio de um elástico. O elástico é opcional, mas ajuda a manter a correcta posição dos fios.



5. O processo seguinte consiste em unir através de um nó 2 fios de conjuntos diferentes.

6. Este processo é repetido a toda a volta do frasco até terminar a sequência utilizando todos os fios e obtendo novamante 6 nós, ou seja 6 conjuntos de 2 fios.

7. O processo é repetido consecutivamente até à boca do frasco.

8. Existe uma grande variedade de nós de macramê que poderão ser utilizados para a treminação das lanternas, tendo em conta se estas são para suspender ou apenas color sobre uma mesa.


Pode parecer complicado, mas acreditem que é mais complicado explicar. Acho que as imagens vão ajudar... a prática é sempre a melhor aliada, por isso pratiquem. Podem resultar peças muito criativas e originais, adaptadas a diversas funcionalidades, desde as lanternas aos suportes com plantas, até mesmo aquários.


Espero que gostem do resultado e que experimentem executar!





bottom of page