top of page

Os ponchos estão na moda


Os ponchos invadiram a colecção outono/inverno e prometem ser o hit desta estação. A verdade é que esta é uma peça de roupa bastante versátil e que dá um toque especial em qualquer look. Claro que o padrão e as cores também fazem toda a diferença… O que mais gosto é que tanto posso vestir apenas com uma camisa fininha como, nos dias muito frios, encher-me de roupa por baixo.Sermos nós mesmas a fazer ainda é melhor! O poncho será personalizado e muito dificilmente encontrarás alguém com um igual. Escolhes o tecido, textura, cor, padrão, modelo e as aplicações que mais gostas.Este é o meu 1º poncho, confesso que aprendi bastante de costura na execução, principalmente coisas como ALINHAVAR…. Pois, este é um passo que julgava dispensável, mas não! Alinhavar consiste exactamente em pré-coser, com pontos largos, para que a costura final fique perfeita… ou quase perfeita!Passando à prática, começamos pela escolha do tecido. No meu caso foi o tecido que me escolheu a mim e não eu a ele... eu entrei numa loja de tecidos e pufff... os meus olhos fixaram aquele e nada feito... eu nem ia comprar nada!!! Um tecido com um estampado tribal em tons de preto, cinza e bordô... Foi ai que surgiu a ideia de fazer um poncho.

Material

tecido

agulha

linha

fita de debroar

galão de franjas

tesoura

máquina de costura


O modelo, optei por um simples de executar que consiste, básicamanete, em dobrar o tecido a meio e abrir um buraco para a cabeça. Com 140 cm de comprimento (70 cm dobrado a meio) e 110 cm de largura. Estas medidas podem variar de pessoa para pessoa, principalmente no que respeita ao comprimento. Para o buraco da cabeça, basta achar o meio e fazer um molde em papel com a forma pretendida.

Chuleei o tecido a toda a volta, à máquina, para não desfiar e poder trabalhar à vontade.

Para a gola, depois de chuleada, foi aplicada fita de debruar a toda a volta, alinhavei e depois cosi à máquina.

Nas "mangas" optei por aplicar umas franjas de lã, bem ao meu gosto.


Podia considerar o poncho terminado, mas optei por fazer mais duas costuras, para que não abra tanto e fique mais cintadito, ficou um género de camisolão.


Acho que resultou bem, pelo menos eu adorei. E vocês o que acham?

bottom of page