top of page

Biscoitos de noz


Depois de algum tempo ausente, muitas festas, e com o início do novo ano, retomamos o nosso dia-a-dia e retomo igualmente a divulgação de algumas ideias para fazer em casa.

Já é um hábito fazer alguns cabazes e miminhos para oferecer no Natal, evito oferecer algo que as pessoas não usem e opto por oferecer umas compostas caseiras, biscoitos, queijinhos e outros docinhos que poderão ser comidos ao longo do ano, depois da fartura do Natal.

Este ano fiz uns biscoitinhos de noz que foram muito apreciados. A pedido de várias pessoas deixo aqui a receitinha para poderem fazer. Podem aproveitar o fim-de-semana chuvoso que se avizinha para se dedicarem à cozinha, pois estes biscoitinhos bem guardados em frascos hermeticamente fechados aguentam bastante tempo, com uma textura crocante.

Ingredientes:

1/2 chávena de manteiga

1 chávena de açucar

1 chavena e meia de farinha de trigo

1/2 chávena de nozes picadas

1 colher de chá de fermento

1 ovo

Canela q.b.

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparação:

Misturar a manteiga, o açúcar e o ovo inteiro, bater tudo na batedeira. Juntar a farinha, o fermento, as nozes e a canela até obter uma massa homogénea. Deixar repousar a massa no frigorífico por 2 horas.

Esticar a massa com o rolo, com cerca de 0,5 cm de altura, e com uma forma a gosto fazer os biscoitos. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e colocar os biscoitos que deverão ser levados ao forno a uma temperatura de 180º por cerca de 7 minutos, dependendo do forno. Tirar logo que estejam loirinhos e polvilhar com açúcar de confeiteiro.


Para colocar os biscoitos, optei por reutilizar os frascos de conservas que vou gastando durante o ano e que guardo religiosamente para esta altura.

Personalizei os frascos com uma etiqueta e coloquei uma “carapuça” de papel. Fica muito giro para oferecer ou mesmo para ter em casa.

Bom fim-de-semana e bons biscoitinhos.


bottom of page